Orar é como respirar. A metáfora da necessidade da respiração “nos lembra de que a oração é essencial para a nossa existência”. É com esse tom e espírito que John Onwuchekwa abre sua obra Oração: como a oração comunitária molda a igreja, décimo segundo livro da Série 9Marcas, e recém-publicado por Edições Vida Nova.
Não raras vezes, líderes adotam práticas pragmáticas em suas igrejas que prometem resultados concretos e, com isso, se esquecem completamente da importância que a oração tem para a saúde de uma comunidade.
John Onwuchekwa nos explica o que é oração, como Jesus nos ensinou a orar, e nos alerta sobre a importância de desenvolvermos uma cultura de oração em nossas igrejas.
“Onde há oração, ela está dizendo algo — está falando, clamando. Ela ensina à igreja que precisamos verdadeiramente do Senhor. Onde não há oração, reforça-se a hipótese de que estamos bem sem ele. A oração esporádica ensina à igreja que necessitamos de Deus apenas em situações especiais — em certas circunstâncias, mas não em todas. Ensina à igreja que a ajuda de Deus é necessária em alguns momentos, não o tempo todo. Isto faz com que a igreja acredite que há muitas coisas que podemos fazer sem a ajuda de Deus, e precisamos incomodá-lo só quando deparamos com situações, de fato, difíceis.” – John Onwuchekwa (Oração: como a oração comunitária molda a igreja, Tradução: Ubevaldo G. Sampaio, Ed. Vida Nova, São Paulo: 2019, p. 23).
Um livro pequeno em tamanho, mas grande em profundidade. Confira o vídeo.