Neste segundo e último volume do comentário de Augustus Nicodemus sobre a Carta aos Romanos, o autor faz a exposição dos capítulos de 8 a 16 da magistral carta do apóstolo Paulo aos crentes de Roma.
Questões introdutórias à carta, como autoria, data, destinatários e motivação para a escrita, além de questões críticas referentes à integridade literária da epístola, já foram tratadas na “Introdução” do primeiro volume (confira aqui).
No capítulo 8 de Romanos, o apóstolo expõe a obra do Espírito Santo na vida dos que foram justificados mediante a fé em Jesus Cristo. O Espírito não somente nos introduz à presença de Deus, mas nos assegura da salvação e intercede por nós em nossas orações.
Os capítulos de 9 a 11 são dedicados a questões relacionadas ao papel de Israel na história da salvação, à validade da lei e ao futuro dos judeus nos planos de Deus, que “não rejeitou seu povo” (Rm 11.2), como ensina Paulo, mas cumpriu suas promessas aos verdadeiros israelitas, o remanescente fiel, isto é, os judeus que creram em Cristo, os quais, juntamente com os gentios que creram em Jesus, constituem o povo de Deus.
Aguarde mais informações.
Comentários